quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dark Passion Play

Venho falar-vos do mais recente albúm de Nightwish. Após a saída de Tarja, devo confessar que fiquei de certa forma preocupada relativamente à escolha da substituta... Não sei como ela é pessoalmente, mas como cantora é fantástica!

O novo nome é Anette Olzon e nada tem a ver com a cantora de ópera. Mais rouqueira, voz rouca e de estilo irreverente deixou-me de pé atrás. E a classe que tinha a Tarja? Aquele encanto tão natural que ela transmitia? Fiquei desolada quando ouvi pela primeira vez... Mas já como Fernando Pessoa disse um dia: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". Verdade, fui preconceituosa de início, mas estou aqui para rematar: É o melhor albúm de Nightwish, sem dúvida. As músicas estão maravilhosamente bem compostas e a voz flexível da Anette superou as minhas espectativas.

Um aparte, se a música "Bye bye beautiful" foi direccionada à que fora a cantora da banda e se o que eles dizem nela é verdade, ent
ão é muito bem merecida. Eu faria o mesmo :) (não tirando o mérito vocal, está claro).


Capa Dark Passion Play :: DarkPassion Play Cover


....................

I am here to talk to you about the most recent Nightwish's album. After Tarja left the band, I was a little bit consern about the choice of another singer... I don't know how she is in person, but as a singer she is amazing!

The new name is Anette Olzon and doesn't have anything to compare to the opera singer. Rock star like, hoarse voice and of irreverent style left me suspicious. And all the class that Tarja had? That so natural charm that she transmitted? I was desolated when I heard for the first time... But already as Fernando Pessoa said one day: "First strange-itself, afterwards penetrates-itself". Truth, I was preconceptious in the beginning, but I am here for finish off: It is doubtless the best album of Nightwish. The song are marvelously well composed and the flexible voice of Anette exceeded the my expectations.

Nevertheless, if the song "Bye bye beautiful" for the ex-singer of the band and what they said of her is the truth, then is very well deserved. I would do the same :) (Not removing the vocal merit, of course).



8 comentários:

Krippmeister disse...

Rock gótico finlandês em grande. Não conhecia a banda, mas dei um saltinho ao youtube e ouvi o NEMO.

Conheces Icon and the Black Roses? Foi um projecto português de curta duração, mas com uma qualidade incrível. As músicas eram claramente comerciais, dentro do estilo de HIM, mas com um som brutal.

Tive o previlégio de ter sido convidado para fazer a capa e o caderno do CD :-) Pena terem acabado.

Ana Maria Baptista disse...

Nemo não é a música que mais os identifica. Ainda por cima, sendo cantada ainda pela Tarja. Ouve a "Amaranth" ( http://br.youtube.com/watch?v=GdZn7k5rZLQ&feature=related ), por exemplo, que é o 1º single deste album, ou a "bye bye beautiful" que é a minha favorita. ( http://br.youtube.com/watch?v=hTdhXxxWREo ):)

Não conhecia de todo essa banda. Estive a ver no youtube e fiquei muito bem impressionada! Tem uma sonoridade muito interessante. E não acho que tenha muito a ver c HIM, aliás, acho os HIM bem piores. xD

Krippmeister disse...

Bem que o grupo podia ser só as babes do teledisco :-)

Muito bom, tendo ouvido as duas vozes sem conhecer o grupo, acho que gosto mais da nova vocalista.

TheArtistFormerlyKnownAs disse...

Aninha:

Eu bem te disse que a Anette encaixava-se bem, apesar de diferente, ela é uma grande vocalista. E convenhamos: eles não fariam a loucura de colocar uma vocalista semelhante à Tarja, ou as comparações seriam eternas ("Epah, a Tarja era bem melhor"...). É um álbum muito bom, mais fresco que o anterior "Once", que não me convenceu assim tanto. Na minha opinião, o melhor (dentro da belíssima discografia deles) é o "Oceanborn". Não sei se por ter sido um dos primeiros álbuns de metal que ouvi, e consequentemente o primeiro deles, ou porque é o mais cru (se é que Nightwish poderão ter algo de cru) mais straight to the point. Isso sempre me agradou.

E não te vou dizer "eu bem te disse que a Anette era boa". Ups...já disse ;)

...e não gostaste do álbum de Ayreon....OMFG...acho que vou por um post a comentar o álbum no meu blog esquecido pelos Deuses. ^^

Ana Maria Baptista disse...

eh pá... o albúm de Ayeron tinha umas sonoridades de alguma coisa parecida com um sintetizador (se é que não era) muito fanchonchas... quer-se dizer... não estamos dos anos 80! E tu sabes que quando embirro com alguma coisa na música, embirro a serio. ;)

Relativamente ao "eu bem te disse", devo lembrar-te que demorei cerca de um dia para mudar de opinião. Quanto a ti meu querido, só tenho duas palavras para ti:

Harry Potter

muahahahah! got you! :P
Ao fim de 4 anos posso dizer-te: eu bem te disse que valia a pena pôr os preconceitos de parte e ler os livros. xD

TheArtistFormerlyKnownAs disse...

...Busted......shame on me. :P

FMS disse...

Fico-me pelo Oceanborn, e quanto a finlandeses (já lá voltava) sempre prefiro Synergy (Kimberly Goss rules...) ou Sonata Arctica (revividos). Agora ando a orbitar New Model Army, outra vez outra onda, outra idade.

Anônimo disse...

Um abraço!

Marco